segunda-feira, 12 de julho de 2010

Transporte público e coletivo

Enquanto os especialistas em desenvolvimento econômico afirmam que é necessário reduzir tributos e outros encargos, os governos andam na contramão e criam mais tarifas. O preço final estoura no bolso do contribuinte. O Brasil precisa de políticas de estímulo ao transporte público para se evitarem os congestionamentos e reduzir a poluição. Quanto mais caro o transporte público (com uma qualidade péssima) ou coletivo, mais as pessoas vão optar por usar o próprio veículo.

Do site UOL (12/07/2010)

Duas medidas do governo de São Paulo impõem mais custos a empresas que fazem o transporte fretado de passageiros nas regiões metropolitanas. Despesas dos usuários devem aumentar, informa reportagem de José Benedito da Silva, publicada nesta segunda-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

As resoluções, tomadas neste mês pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, incluem a renovação compulsória de parte da frota, além da criação de uma taxa mensal por veículo.

Nos próximos três anos, empresas que atuam nas regiões de São Paulo, Campinas e Baixada Santista terão que tirar de circulação veículos com mais de 15 anos -- 25% da frota até 2013.

A taxa mensal será de "remuneração dos serviços de gerenciamento". Segundo as empresas, o pagamento significa despesa anual de R$ 600 por ônibus fretado. Antes, gastos equivalentes eram de R$ 200.

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